As 5 melhores plataformas de email marketing para pequenos negócios

Um pequeno negócio tem prioridades. E, por norma, orçamentos limitados. Uma boa estratégia de email marketing pode ser o garante de mais notoriedade, mais vendas e mais recomendações.



Quem disse que o email marketing está demodé? Muito pelo contrário. Para si que quer compreender o poder desta ferramenta, quando usada de forma estratégica, aqui ficam três estatísticas inegáveis:

➡ 92% dos e-utilizadores usam email e 61% numa base diária!

➡ 58% dos utilizadores verificam a caixa de email antes das redes sociais.

➡ 4,24% dos utilizadores de email marketing convertem, em comparação com 2,49% dos utilizadores de motores de busca e 0,59% dos utilizadores de redes sociais.

*dados de 2021 da optinmonster.com


A maior das vantagens do email-marketing é a de que, ao contrário do que acontece com as redes sociais, os contactos são seus. Nas redes sociais, de um dia para o outro os seguidores deixam de sê-lo. Está 100% dependente de terceiros e da volatilidade do algoritmo. E nós não queremos isso, pois não?


Eis porque fizemos um levantamento das cinco melhores plataformas de email marketing para pequenos negócios de acordo com os seus objetivos e prioridades. Encontre agora o seu suitespot e sente-se hoje mesmo ao volante da sua estratégia de email-marketing:




Sendinblue

O Sendinblue é o serviço perfeito para pequenos negócios que estão a dar os primeiros passos na sua estratégia de email-marketing.

O seu editor drag and drop é simples e intuitivo. Permite-lhe criar uma campanha atrativa em poucos minutos, de raíz ou a partir dos templates existentes, mesmo sem quaisquer competências de design.


Uma das suas grandes vantagens é a qualidade dos relatórios de análise de dados que fornece. Muito rapidamente consegue perceber como é que as pessoas reagiram à sua newsletter. Onde clicaram mais. A partir daí pode criar listas segmentadas por interesses ou comportamento de interação. Entre outros insights valiosos.


O plano gratuito permite-lhe trabalhar com uma base de dados ilimitada até 300 envios por dia.

É perfeito para bases de dados até aos 500 ou 600 contactos.








Moosend

A grande vantagem do Moosend são os seus mais de 70 templates de campanhas pré-definidas que pode usar tal e qual ou editar em sistema drag and drop.


Além disso, esta plataforma permite-lhe criar landing pages para as suas estratégias de captação de leads. O Moosend é a solução para pequenos negócios que estão um pouco mais avançados na sua estratégia digital e que já sabem usar as ferramentas mais essenciais.


O plano gratuito permite-lhe o envio ilimitado de emails a uma base de dados até 1000 contactos.








Hubspot Email Marketing

O Hubspot oferece as mesmas ferramentas que o Sendinblue mas acrescenta um serviço de CRM mais evoluído e complexo.


É perfeito para pequenos negócios que já têm uma estratégia de email-marketing e uma base de clientes robusta. Prontos para a próxima etapa: segmentação de listas e automação.


O plano gratuito permite o envio de 2000 emails por mês.







Convertkit

O Convertkit é a plataforma perfeita para bloggers.


Oferece todas as ferramentas de criação de campanhas, gestão de campanhas, segmentação e automação que as outras plataformas também oferecem. Mais um plano de envios gratuitos até 1000 contactos na sua base de dados.


A sua grande vantagem é o facto de ter-se especializado em servir os produtores de conteúdo e bloggers. Como tal, todas as ferramentas e tutoriais explicativos estão orientados para esse segmento específico.








Mailchimp

O Mailchimp é, em Portugal, a plataforma de email-marketing mais popular.


Apesar de integrar uma série de ferramentas úteis, acaba por tornar-se uma solução complexa para quem está a iniciar uma estratégia de email-marketing. O excesso de opções pode criar mais confusão do que facilidade na utilização.


É recomendado para pequenas empresas quando estas já têm estratégias de distribuição digital implementadas. E, preferencialmente, numa versão de plano pago para permitir maior customização das campanhas.


O plano é gratuito para uma base de dados até 2000 contactos.




Qual a plataforma de email marketing mais adequada às suas necessidades?

Agora que elegemos as cinco melhores plataformas de email-marketing para pequenas empresas, acreditamos que a sua próxima questão seja: “Sim, ok, mas destas opções qual a mais adequada para mim?”.


Antecipando, preparamos a nossa seleção:

  1. Sendinblue: a escolha perfeita para empresas com orçamento limitado que procuram uma opção gratuita para começar.

  2. HubSpot Email Marketing: uma solução integrada de marketing completo para pequenas empresas com algum orçamento e conhecimento de base em estratégia digital.

  3. Convertkit: uma excelente solução para empreendedores na área da produção de conteúdos e blog marketing.

Estas são as três opções mais poderosas, flexíveis e acessíveis para pequenas empresas que desejam crescer, de forma sustentável, na área de marketing digital.


Mas o mais importante é mesmo compreender que nenhuma ferramenta de marketing digital vale de nada quando usada de forma desgarrada e, sobretudo, sem estratégia.

Precisa de uma?

Estamos cá para isso mesmo. Leia mais aqui.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo